Reinos de Ferro com mapa hexagonal


Os Reinos de Ferro apresentam um mundo de fantasia forjada em metal, com tecnologia a vapor, pólvora, espadas e bruxaria!

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Mensagem 07 Dez 2015, 13:35

Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Olá Gente!

Sei que é quase um sacrilégio, mas alguém aí já experimentou jogar RdF em mapa de hexágonos? Vou começar a narrar daqui a alguns dias, e embora eu queira fazer uso de miniaturas, acho que medir as distâncias com trena o tempo todo iria atrasar um pouco o jogo, com uma tendência de deixar o jogo com muita cara de wargame. Aqui na minha cidade só quem se interessa por wargames sou eu, e ninguém aqui já usou uma trena para medir a movimentação dos personagens.

Alguém já tentou? Alguma idéia ou sugestão?

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Mensagem 08 Dez 2015, 20:26

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Aidmar escreveu:Olá Gente!

Sei que é quase um sacrilégio, mas alguém aí já experimentou jogar RdF em mapa de hexágonos? Vou começar a narrar daqui a alguns dias, e embora eu queira fazer uso de miniaturas, acho que medir as distâncias com trena o tempo todo iria atrasar um pouco o jogo, com uma tendência de deixar o jogo com muita cara de wargame. Aqui na minha cidade só quem se interessa por wargames sou eu, e ninguém aqui já usou uma trena para medir a movimentação dos personagens.

Alguém já tentou? Alguma idéia ou sugestão?

Boa Noite Aidmar,

Acho que você deveria experimentar jogar RdF como ele é, o combate flui normal pois a medição e algo que fica rápido assim que você entende/acostuma com a proposta do jogo. RdF e um jogo de muita movimentação e joga-lo com hexágono vai "matar" essa movimentação e liberdade durante os combates.
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Mensagem 09 Dez 2015, 15:29

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Boa tarde, Aidmar.

Eu concordo com o Artórias até certo ponto, ou seja, de que o uso dos hexágonos como "casas" nas quais as miniaturas se movimentam irá de fato reduzir drasticamente o fator mobilidade presente nas batalhas de RdF RPG; contudo, também acho o uso de uma trena desconfortável.

Acabei tendo o mesmo tipo de problema quando narrei a aventura Spirit in Steel para meu grupo. Eu queria respeitar a liberdade de movimentação proposta pelo sistema, mas não queria expor a mim mesmo e ao grupo a esta "experiência de wargame" onde é necessário ficar medindo distâncias com uma trena. Na melhor das hipóteses, eu queria um jeito rápido e prático de realizar estas medidas, e foi quando eu tive a ideia: por que não usar um campo de batalha quadriculado em polegadas?

Perceba que a minha ideia gira em torno dos quadrados, que possuem a medida padrão do jogo, servirem com uma "trena" constantemente presente no campo. Em outras palavras, as miniaturas não se moveriam pelos quadrados como "casas", mas os mesmos seriam usados para realizar as medidas do jogo.

Eu poderia posicionar uma miniatura onde bem quisesse (alinhado sobre a aresta de um quadrado ou sobre uma intersecção, por exemplo) e, caso precisasse saber se outra miniatura está ao alcance de meu ataque ou dentro da minha área de comando, é só contar os quadrados até a miniatura em questão. Não poderia ser mais simples; no entanto, pede um pouco mais de flexibilidade em relação à medição de distâncias (uma vez que podem existir situações de "medidas quebradas").

Mas, antes que você pense em repudiar minha ideia devido à falta de precisão, devo alertá-lo que, com o passar do tempo e do costume, o uso da trena também se tornará mais flexível (havendo até situações de "medidas a olho"). Foi o que presenciei no Full Metal Day em São Paulo, quando joguei a mesma aventura Spirit in Steel. O narrador não utilizou a trena uma única vez, confiando na própria prática com as medidas e nos informando que, em nome da agilidade da sessão de jogo, não seria tão exigente com as medidas. No final das contas, nenhum disparo foi perdido só porque o inimigo estava 1/4 de polegada além do alcance da arma de um dos heróis.

Bom, é isso, espero ter ajudado. Grande abraço!!!
Time is precious. Time is fleeting. Time... Is something you have very little of.

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Registrado em: 08 Nov 2014, 03:34

Localização: MG-Contagem

Mensagem 09 Dez 2015, 20:41

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Muito legal a forma que o Dark Prince encontrou para ajustar a questão das medidas em seu jogo. Eu já gosto da dessa "experiência de wargame" pelo fato de ser diferente de vários outros títulos e meu grupo também adaptou-se bem e estamos satisfeitos com ela. Quanto a questão das medidas, com o tempo se torna bem mais ágil conforme dito pelo Dark Prince.
Precisando, estou a disposição, ate mais e um abraço.

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Registrado em: 07 Dez 2015, 13:20

Mensagem 11 Dez 2015, 15:43

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Gostei da ideia do Dark Prince. Vou marcar um feltro que eu uso pra forrar a mesa quando vou jogar, mas ao invés de quadrados, vou fazer pontos onde ficariam as quinas dos quadrados. Fica mais discreto, e deve funcionar tão bem quanto. ;)

Outra coisa que eu fiz aproveitando uma ideia que eu vi no facebook é uma espécie de template pra ser usado no lugar da trena, que nada mais é do que um palito de churrasco encapado com um papel com faixas pretas e brancas de 1" cada. Uma espécie de régua caseira. Ficou muito fácil de usar, leve e compacto.

Obrigado pelas ideias gente! :mrgreen:
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Mensagem 13 Dez 2015, 15:23

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Achei a ideia interessante também. Tenho vários mapas de D&D e tiles, fica bem fácil usar os próprios desenhos dos quadrados como a "trena", além de aproveitar os cenários. Infelizmente sigo sem ter jogado Reinos de Ferro, mas a esperança é a última que morre, haha.
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Mensagem 13 Dez 2015, 17:13

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Brother, vc poderia tentar adaptar mas jogar direto do livro não vai dar certo de nenhuma maneira que não seja com a trena (Eu particularmente acho a trena muito melhor que as grids, o jogo não fica mais devagar por causa dela). Qualquer mudança na métrica vai te obrigar a mudar literalmente tudo no sistema do reinos de ferro.
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Mensagem 13 Dez 2015, 22:38

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Lawful Angry escreveu:Brother, vc poderia tentar adaptar mas jogar direto do livro não vai dar certo de nenhuma maneira que não seja com a trena (Eu particularmente acho a trena muito melhor que as grids, o jogo não fica mais devagar por causa dela). Qualquer mudança na métrica vai te obrigar a mudar literalmente tudo no sistema do reinos de ferro.

Concordo com Lawful Angry, trena e muito melhor. Ter que mudar as coisas por causa da métrica não e algo aconselhável na minha opinião.
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Mensagem 14 Dez 2015, 02:13

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Ahn, mas eu to falando justamente da ideia do Dark Prince. Usar os mapas que já tenho pra aproveitar os terrenos/cenários e as "réguas" prontas, mas não usando os quadrados como casa ou limitadores de posição. Usar a separação por polegadas dos mapas como referência pras medidas, apesar de provavelmente ainda precisar usar uma trena pra medir linhas transversais com relação aos quadrados. Mas pelo menos nas paralelas fica mais fácil.
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Mensagem 18 Dez 2015, 13:11

Re: Reinos de Ferro com mapa hexagonal

Um dica que usamos pra WARMACHINE é criar cordões coloridos e cada tem uma medida de polegada, ajuda muito.

O jogo foi feito e de fato rola melhor com trenas e tal, mas não é impossivel de adaptar, vai da mesa, tem grupo que não usa minis e jogam ao modo aintigo só na imaginação, acho q o fator principal independente do que for usar é a diversão!
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