Discussão e Dúvidas de Regras


Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!

Mensagens: 25

Registrado em: 26 Ago 2015, 21:31

Mensagem 20 Mar 2017, 20:24

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Só pra acrescentar na questão do aparar.

No livro é dito que regra específica ganha da regra geral(não lembro a página),e acredito que seja este o caso.Onde a regra geral é que 20 sempre é um acerto,e a específica é o funcionamento do Aparar.

Wesker,alguém pode confirmar melhor,mas até onde lembro não tem essa mecânica de regra absoluta,e sim está que eu citei de geral contra específica.

Não sei de fez muita diferença,mas espero ter esclarecido um pouco.
Avatar do usuário

Mensagens: 15015

Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13

Localização: Curitiba, PR

Mensagem 20 Mar 2017, 20:29

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mas o acerto com 20 no dado nada tem a ver com o Aparar, seja talento, seja golpe.

O 20 no dado significa que acertou independente de qualquer coisa. Ponto final. Acertou e pronto.

Mas o "acertado" ainda pode usar o golpe ou o talento para aparar e não estaria sendo incoerente com a regra do acerto automático do 20. Tu acertou! Mas pode ser aparado.
Personagens de PbFs
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem
Avatar do usuário

Mensagens: 52

Registrado em: 19 Mar 2017, 17:16

Mensagem 21 Mar 2017, 00:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

RedStar escreveu:Só pra acrescentar na questão do aparar.

No livro é dito que regra específica ganha da regra geral(não lembro a página),e acredito que seja este o caso.Onde a regra geral é que 20 sempre é um acerto,e a específica é o funcionamento do Aparar.

Wesker,alguém pode confirmar melhor,mas até onde lembro não tem essa mecânica de regra absoluta,e sim está que eu citei de geral contra específica.

Não sei de fez muita diferença,mas espero ter esclarecido um pouco.


Até que alguem eventualmente coloque um ponto final, sem dar margem para discussão (Guilherme? Oi? hahushaushua) toda opinião é valida! ;)

Alguem tem algum conhecimento disso? Desconheço...

Aldenor escreveu:Mas o acerto com 20 no dado nada tem a ver com o Aparar, seja talento, seja golpe.

O 20 no dado significa que acertou independente de qualquer coisa. Ponto final. Acertou e pronto.

Mas o "acertado" ainda pode usar o golpe ou o talento para aparar e não estaria sendo incoerente com a regra do acerto automático do 20. Tu acertou! Mas pode ser aparado.


Eu entendi (e realmente, entendi) o que você falou...Mas o conceito de "acerto definitivo" ao meu ver não é algo que possa ser aparado... :P

Ou responda de maneira simples: Você considera que na pratica foi um "acerto decisivo" um golpe eventualmente aparado? Afinal de contas ele não chegou a acertar! (ele AcertaRIA, mas foi aparado)

Novamente: Entendi seu ponto, mas por coerência até o momento acho que não funciona (e quando cheguei era o contrario!)
"Se você precisa se auto-afirmar para alguém, você ja perdeu."
Avatar do usuário

Mensagens: 10725

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 21 Mar 2017, 06:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Faça uma pergunta mais simples: a jogada de ataque do outro conseguiria aparar o acerto crítico?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 4714

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07

Localização: Atrás de você. Não olhe.

Mensagem 21 Mar 2017, 07:54

Re: Aparar

paladinodajustica escreveu:
Khrjstjano escreveu:
paladinodajustica escreveu:De acordo com essa descrição de Aparar, DEPOIS da rolagem de dado do oponente e for verificado que ele conseguiria me acertar, aí sim eu poderia usar o APARAR...

Correto ?


Correto.


O mesmo serve para RIPOSTAR correto ?


Mais do que correto. Ripostar SÓ pode ser usado se o golpe o acertar. Se não te atingir por conta da sua CA, não pode usar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RedStar escreveu:Só pra acrescentar na questão do aparar.

No livro é dito que regra específica ganha da regra geral(não lembro a página),e acredito que seja este o caso.Onde a regra geral é que 20 sempre é um acerto,e a específica é o funcionamento do Aparar.

Wesker,alguém pode confirmar melhor,mas até onde lembro não tem essa mecânica de regra absoluta,e sim está que eu citei de geral contra específica.

Não sei de fez muita diferença,mas espero ter esclarecido um pouco.


Eu acabei de falar disso, numa resposta da página anterior. Vou citar novamente.

    Mas olhando mais de perto, a regra para acerto automático fala que "é sempre um acerto... não importando seu bônus de ataque ou a CA do adversário". Isso [b][color=#FF0080]leva a crer que outros parâmetros não são levados em conta e não seriam ignoráveis.[/color][/b]


Leva a crer não quer dizer que tenha sido a intenção, nem nada. Mas leva a crer.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aldenor escreveu:Mas o acerto com 20 no dado nada tem a ver com o Aparar, seja talento, seja golpe.

O 20 no dado significa que acertou independente de qualquer coisa. Ponto final. Acertou e pronto.

Mas o "acertado" ainda pode usar o golpe ou o talento para aparar e não estaria sendo incoerente com a regra do acerto automático do 20. Tu acertou! Mas pode ser aparado.


Idem. Eu falei sobre isso na página anterior.

    Mas olhando mais de perto, a regra para acerto automático fala que "é sempre um acerto... não importando seu bônus de ataque ou a CA do adversário". Isso leva a crer que outros parâmetros não são levados em conta e não seriam ignoráveis.


Mesmo comentário de antes. Mas veja abaixo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Wesker escreveu:
RedStar escreveu:Só pra acrescentar na questão do aparar.

No livro é dito que regra específica ganha da regra geral(não lembro a página),e acredito que seja este o caso.Onde a regra geral é que 20 sempre é um acerto,e a específica é o funcionamento do Aparar.

Wesker,alguém pode confirmar melhor,mas até onde lembro não tem essa mecânica de regra absoluta,e sim está que eu citei de geral contra específica.

Não sei de fez muita diferença,mas espero ter esclarecido um pouco.


Até que alguem eventualmente coloque um ponto final, sem dar margem para discussão (Guilherme? Oi? hahushaushua) toda opinião é valida! ;)

Alguem tem algum conhecimento disso? Desconheço...


Vocês estão tornando a questão mais nebulosa do que ela realmente é. Mas vou explicar abaixo.


Aldenor escreveu:Mas o acerto com 20 no dado nada tem a ver com o Aparar, seja talento, seja golpe.

O 20 no dado significa que acertou independente de qualquer coisa. Ponto final. Acertou e pronto.

Mas o "acertado" ainda pode usar o golpe ou o talento para aparar e não estaria sendo incoerente com a regra do acerto automático do 20. Tu acertou! Mas pode ser aparado.


Eu entendi (e realmente, entendi) o que você falou...Mas o conceito de "acerto definitivo" ao meu ver não é algo que possa ser aparado... :P[/quote]

Conceito não tem NENHUMA importância para as regras conforme escritas. Só para as regras conforme pretendidas. É preciso ter isso BEM claro em mente, ou gerar-se-á mais confusão do que o necessário. Pode-se até gerar confusão onde não há. Vamos ver o caso de forma bem simples e por partes.

    1. A regra para acertos automáticos diz que um 20 sempre acerta não importando o seu bônus de ataque ou a CA do adversário.

    2. Algumas fontes permitem fazer uma jogada de ataque para deter um ataque adversário.

    3. Um 20 sempre acerta não importando seu bônus de ataque ou a CA do adversário, mas não ignora o bônus de ataque do adversário.

Disto, há duas interpretações possíveis.

    A. Aparar, Aparar Ataque (C/C e à Distância) e Ripostar fazem uma rolagem que a regra para acertos automáticos não prevê, por isso detém o ataque inimigo.

    B. Acerto Automático diz que sempre acerta, não importando seu bônus de ataque. Nisto, no momento que você for aparado, não importará seu bônus de ataque e tanto faz o quanto o adversário rolar na jogada de ataque dele, você acerta.

É interessante observar isso bem com calma. A resposta B parece ser mais clara e provável, e viabilizaria uma possível regra pretendida que desejasse que Acerto Automático sempre acertasse MESMO não importando o que. Mas a resposta A também é defensável, simplesmente tomando-se a frase como um todo (é uma frase só no texto original) e percebendo-se que ela claramente tenta dar conta de todas as situações possíveis, desta forma ocasionando que o que está fora dela, ela não ignorará.

Isso tudo é regra conforme escrita.

A regra conforme pretendida só os autores podem nos dizer, mas parece haver um maior número de pessoas que está convencido de que ela é "Um 20 sempre acerta e não importa o que." O que está indo contra isso são possibilidades da regra conforme escrita. Então é questão de verificar a regra conforme escrita. Como já fiz isso acima e vimos que ela tem dupla interpretação, só resta agora verificar a regra conforme pretendida com os autores.

Não há nada para debater além disto, ao meu ver. Já temos domínio do debate e as possibilidades bem claras, até onde enxergo. Agora é só perguntar lá. Inclusive, já fiz isso. Só esperar a resposta.
Avatar do usuário

Mensagens: 52

Registrado em: 19 Mar 2017, 17:16

Mensagem 21 Mar 2017, 08:34

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Lord Seph escreveu:Faça uma pergunta mais simples: a jogada de ataque do outro conseguiria aparar o acerto crítico?



Ahn..N funciona assim. O talento diz "uma vez por rodada, você pode tentar aparar um ataque que iria atingi-lo."

Eu n deixaria bloquear ataque de terceiros
"Se você precisa se auto-afirmar para alguém, você ja perdeu."
Avatar do usuário

Mensagens: 10725

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 21 Mar 2017, 08:52

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Ataques certeiros podem atingí-lo e ele pode tentar aparar, a questão é o ataque do aparador superar o ataque crítico.

Não vejo neura nisso.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 52

Registrado em: 19 Mar 2017, 17:16

Mensagem 21 Mar 2017, 09:15

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Lord Seph escreveu:Ataques certeiros podem atingí-lo e ele pode tentar aparar, a questão é o ataque do aparador superar o ataque crítico.

Não vejo neura nisso.


Bem...Eu não vou complicar ainda mais a questão, conforme ja dito não tem muito mais o que filosofar, apenas esperar.

( e esperar também novas perguntas!)
"Se você precisa se auto-afirmar para alguém, você ja perdeu."
Avatar do usuário

Mensagens: 288

Registrado em: 01 Mai 2014, 13:04

Mensagem 21 Mar 2017, 09:54

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Um monstro humanóide é capaz de usar arma(s) branca(s) em conjunto de armas naturais ?
Se sim , poderiam dar pequenos exemplos do possível para 2 garras e 1 mordida ?
É meio óbvio em casos de armas de empunhadura (talvez) não poder usar as garras , mas e armas como a Manopla Espada ?
Avatar do usuário

Mensagens: 52

Registrado em: 19 Mar 2017, 17:16

Mensagem 21 Mar 2017, 10:07

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

PhreakmaN escreveu:Um monstro humanóide é capaz de usar arma(s) branca(s) em conjunto de armas naturais ?
Se sim , poderiam dar pequenos exemplos do possível para 2 garras e 1 mordida ?
É meio óbvio em casos de armas de empunhadura (talvez) não poder usar as garras , mas e armas como a Manopla Espada ?



Sendo um monstro humanóide, se ele tem ataques como garra/garra/mordida e tem capacidade de aprender a usar a arma em questão (ou se o mestre só acordou com vontade) eu não vejo porque em uma manobra de rodada completa ele não poderia atacar com mordida/garra/arma de uma mão.
"Se você precisa se auto-afirmar para alguém, você ja perdeu."
AnteriorPróximo

Voltar para Tormenta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes.