Jambô Editora - Índice do fórum
Bem-vindo ao fórum da Jambô! Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre nossas publicações, além de discutir sobre RPG e literatura em geral.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 Ficha de personagemFicha de personagem   Entrar e ver mensagens particularesEntrar e ver mensagens particulares   EntrarEntrar 

LEIAM: Comunicado sobre PbFs, Regras, dúvidas.
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Jambô Editora - Índice do fórum -> Play-by-Forum (PbF)
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
João Paulo
Moreau do Bode
Moreau do Bode

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 4:10 pm    Assunto: LEIAM: Comunicado sobre PbFs, Regras, dúvidas. Responder com Citação

Os Play by Fóruns estão se tornando febre aqui no fórum, tendo já uma quantidade considerável de jogos acontecendo. No entanto, essa grande quantidade de jogos tendo cada um sua seção, estava deixando o fórum "grande demais". Em pouco tempo os PbFs serão maiores que o próprio fórum.

Então, para deixar tudo mais organizado e bonito, resolvemos criar uma Seção Única para os PbF.

Que será dividida da seguinte maneira.

Citação:
1- Qualquer membro é bem vindo a mestrar uma campanha/aventura/crônica de RPG Play-by-Forum no Fórum Jambô. Há apenas um pré-requisito para tal: ter um projeto de jogo sólido.

2- O procedimento para a abertura de um PbF é bem simples. Munido do requisito já citado, deve-se enviar uma MP a um moderador com a proposta de jogo.Sendo a proposta aprovada ou não, o administrador irá contatar o usuário que a fez. Caso seja aprovada, o próximo passo do mesmo é criar um tópico na seção “Play-by-Forum (PbF)”, apresentando a proposta de jogo e conseguindo interessados em jogar. De posse da lista de jogadores definitiva, o organizador do jogo deve passá-la ao administrador que aprovou sua proposta de jogo para que ele torne o tópico FIXO, assim será mais fácil encontrar o seu jogo. E também irá organizar o nome do tópico: EX. Holy Avenger: A Grande Jornada.

3- No caso de abandono aparente e sem motivo do PBF, os jogadores poderão eleger alguém disposto para dar continuação ao mesmo como mestre. O antigo mestre perde qualquer direito sobre o PBF e não mais poderá abrir outro. Caso o mestre tenha de se ausentar, permanentemente ou não, ele pode passar o comando de seu PBF a um outro usuário que deseje assumir o cargo. Em ambos os casos, os novos mestres que terão de cumprir os mesmos pré-requisitos citados aqui anteriormente como qualquer mestre.

4- Dentro de um fórum de Play-by-Forum, as regras vigentes são as mesmas que as do resto do fórum. Porém, o mestre tem o direito de instituir algumas regras a mais em um tópico apropriado dentro do fórum de seu jogo. Ele tem total responsabilidade pelo mesmo, e deve agir de acordo.

Retirado do Fórum Jovem Nerd, com adaptações

Qualquer outra dúvida, entrem em contato através de Mensagem Particular

Na Estrada ao Pôr-do-Sol
Regras do Fórum | Regras do Play by Forum
-
"Defendeeeeu São Maaaaarcooooos!!!!!"

Editado pela última vez por João Paulo em Sex Dez 12, 2008 12:40 pm, num total de 1 vez
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular Enviar Email Visitar a homepage do usuário MSN Messenger
Deivide_Elven
Barão
Barão

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Parabéns por fazer parte da moderação.

Não achava problema com a estrutura dos PbF mas assim que li e observei, logo vai estar tomando boa parte do fórum, criar um único lugar vai ajudar bastante.
A adaptação das regras a serem seguidas está bem planejada e de fácil entendimento.

Agora só resta esperar e jogar.

Ficha - Úmarth Inglorion
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular
Antonywillians
Duque
Duque

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Raios... para mim tava ótimo como estava -.-" Vai bagunçar toda minha estrutura de campanhas... mas fazer oq neh... vou dar um jeito nessa josa! Espero só não perder nenhuma ficha nem aventura!

NOTA: preciso ser moderador tb. Preciso alterar fichas pôr xp, copiar links de img e url de outros jogadores... Sem isso meu sistema vai pro brejo (junto com as aventuras)

ASS: ANTONYWILLIANS, O MAIOR ESPADACHIM DE ARTON

TÓPICO PRINCIPAL DOS CONTOS ANTONYWILLIANS

Editado pela última vez por Antonywillians em Qui Dez 11, 2008 6:17 pm, num total de 1 vez
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular Visitar a homepage do usuário MSN Messenger
Kiba-Wan
Cavaleiro
Cavaleiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu particularmente não gostei dessa mudança que foi feita, apesar de entender o motivo desta. A idéia de deixar tudo organizado não funcionou direito...tudo ficou desorganizado e com o aumento do númerdo de PBFs como previsto, tudo aquilo tenderá a ficar ainda mais confuso, uma campanha que tenha maior regime de postagem sempre vai estar "acima" das que tem ritmo menor, algumas campanhas contariam com "material extra", como imagens de personagens organizadas em 1 tópico por exemplo ou diários para os personagens dos jogadores, com essa mudança quando se clica na sessão de PBF onde estão os jogos só se ve um quinquilhão de tópicos, atualmente organizados só pela "retirada e movimento" de board...mas daqui a umas duas semanas esterão totalmente fora de coerência.

A única boa solução acima disso que consegui encontrar é a criação dentro do Board do PBF de sessões pra cada campanha, como vinha acontecendo. Uma sugestão a mais é jogar o Board de PBF lá pra baixo do Funcionamento, pra facilitar =]
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular Visitar a homepage do usuário MSN Messenger
Antonywillians
Duque
Duque

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Eu particularmente não gostei dessa mudança que foi feita, apesar de entender o motivo desta. A idéia de deixar tudo organizado não funcionou direito...tudo ficou desorganizado e com o aumento do númerdo de PBFs como previsto, tudo aquilo tenderá a ficar ainda mais confuso, uma campanha que tenha maior regime de postagem sempre vai estar "acima" das que tem ritmo menor, algumas campanhas contariam com "material extra", como imagens de personagens organizadas em 1 tópico por exemplo ou diários para os personagens dos jogadores, com essa mudança quando se clica na sessão de PBF onde estão os jogos só se ve um quinquilhão de tópicos, atualmente organizados só pela "retirada e movimento" de board...mas daqui a umas duas semanas esterão totalmente fora de coerência.

A única boa solução acima disso que consegui encontrar é a criação dentro do Board do PBF de sessões pra cada campanha, como vinha acontecendo. Uma sugestão a mais é jogar o Board de PBF lá pra baixo do Funcionamento, pra facilitar =]

Concordo -.-"

ASS: ANTONYWILLIANS, O MAIOR ESPADACHIM DE ARTON

TÓPICO PRINCIPAL DOS CONTOS ANTONYWILLIANS

Kiba-Wan
Cavaleiro
Cavaleiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação

hahah Serio que isso me pegou de surpresa, eu vim dar uma checada se tinha postagens novas nas campanhas que eu ia participar e/ou preparar pra mestrar, foi meio que um "baque", admito que num primeiro momento bateu um desanimo pesado em mim, mas acho que é meio cedo pra falar alguma coisa, acabei sendo meio preciptado nessa situação. Acredito que o moderador da Sessão PBF (Geral) vai arrumar aquilo de modo verdadeiramente organizado, melhor dar-mos um tempo a ele não é? ^^''
Kuzaki
Pajem
Pajem

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, quase morri do coração quando olhei e não achei o PbF onde eu comecei a jogar, dai percebi onde ele estava.

Sei lá, concordo com os acima, mais pra frente pode virar uma abagunça total se não dividir por campanhas.

Bom, essa é minha opinião.

Ah, e eu voto pro Antonywillians virar mod ou adm, pq senão como ele vai tomar conta das nossas fichas?
Armageddon
Inominattus
Inominattus

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, eu prefiro aqui onde ela está agora =)
Até me animo mais de criar uma campanha.

Uma sugestão pra se facilitar o uso do fórum é usar o "tópico fixo" da campanha como um índice de links pras páginas ou respostas importantes. Linkem ali as fichas dos personagens, os desenhos... dá pra fazer a coisa toda beeeeem organizada sem que seja criada uma seção inteira apenas para sua campanha de fórum.

Pras fichas, olha, por experiência própria: mestres reenviem as fichas e peçam para o moderador deletar a ficha "beta" do jogador. Permitir que o jogador tenha acesso a ficha dele pode gerar confusão no futuro. As vezes algumas desvantagens somem, atributos mudam de valor...

E se o mestre for organizado não vira bagunça não, podem confiar ;D

Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular Enviar Email Visitar a homepage do usuário MSN Messenger
João Paulo
Moreau do Bode
Moreau do Bode

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Foi exatamente o que disse nas regras do PBF. Os tópicos com jogos serão FIXOS, assim o jogo não vai sair do topo da página.

E sempre que quiserem editar algum conteúdo, podem entrar em contato comigo através de MP.
Pode ter ficado estranho de inicio,mas com um tempo a gente vai se acostumando.

Continuem opinando e dando sugestões.

Na Estrada ao Pôr-do-Sol
Regras do Fórum | Regras do Play by Forum
-
"Defendeeeeu São Maaaaarcooooos!!!!!"
Kiba-Wan
Cavaleiro
Cavaleiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, mas com o aumento dos PBFs previsto pra ter motivado essa mudança toda, pode não demorar muito pra "encher" de tópico fixo...eu entendi o que você sugeriu, mas mesmo assim toda a parte do "E Bonito" vai pro espaço, a falta de moderador "por campanha" também é chata pra caramba, como foi citado a cima. Sou mais a estética bem feita do que uma organização quebra galho.

Um exemplo disso é as Fichas de Personagem do Mutantes e Malfeitores, antigamente existia um grande tópico onde todos postavam as fichas dos personagens e neste havia um índice na primeira página com o link direto para cada personagem...Mais ou menos como é a sua idéia Armageddon, no entanto tudo isso mudou e virou um monte de tópico "pessoal" onde cada autor vai postando e organizando a sua maneira, uns mais organizados outros nem tanto...O que motivou essa mudança? Qual necessidade o fórum teve para que ela tive-se que acontecer? Pois acontecerá a mesma coisa com essa organização que brincando chamo de "quebra galho" ^^''
Deivide_Elven
Barão
Barão

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Para o comentário lá em cima, não é só pedir que você vira moderador, faça por merecer que terá uma recompensa. Quanto não tem a capacidade de fazer tudo o que quer, recorra ao moderador determinado para o fórum, o Bode.

por maior bagunça que for ficar, a forma mais prática já foi dita, colocar um link no primeiro post de cada tópico fixo para cada página necessária. Se quizer saber como anda sua aventura, procura pelo link e pronto, está no tópico correto sem ter que procurar entre os outros.

Ficha - Úmarth Inglorion
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular
Guilherme
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi pessoal,

Realmente, do jeito que estava o fórum ia acabar ficando um elefantão (se bem que, sendo o fórum da Jambô, até que não seria de todo ruim... hmm, esqueçam). Ia ficar bagunçado e feio.

Estou confiante de que essa mudança vai melhorar para todos os usuários, tanto os que jogam um PbF quanto os que só participam das discussões. Peço desculpas por ter mudado a estrutura dos PbFs sem avisar os mestres; não farei isso novamente.

No mais, peço que dêem um crédito pra gente, especialmente pro João Paulo, o moderador dessa seção. Ele está com ótimas idéias e acredito que o sistema novo vai acabar agradando vocês mais ainda!
Kiba-Wan
Cavaleiro
Cavaleiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom com a minha experiência em fóruns [Não de PbFs], eu digo, que isso vai ainda assim ficar super confuso com o tempo. No entanto se todos acham que essa é a melhor forma pra ser feito, posso não concordar, mas devo respeitar. Então espero que dê tudo certo. =]

Já um comentário complementar sobre "fazer por merecer" ser Moderador, se o cara pensa "vou fazer por merecer pra me tornar X" ele esta mais interessado no cargo do que no objetivo da moderação que até onde eu sei é Ajudar a Comunidade. O cara que "pediu" pra ser moderador lá em cima, queria apenas o poder de controlar a aventura que mestraria e apenas dentro dela, o que concordo plenamente, mas analisando melhor agora com o tempo ainda vai acontecer normalmente. =]

----EDIT----

Dar Créditos? Claro! Ninguém esta tirando o mértito dele de tentar trazer novidades pra gente. Talvez tenhamos esquecido de dizer que isso é tão importante quanto um PBF "bonitinho" hehehe.

Editado pela última vez por Kiba-Wan em Qui Dez 11, 2008 7:14 pm, num total de 1 vez
Kenshin__Malfoy
Escudeiro
Escudeiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo com as novas regras, aceitando ou nao no fundo todo mundo sabe que facilitara so nao querem adimitir,((so nao facilitara para bagunceiros ou os que nao possuem o tal do bom senso)) mas o fato de virar admin realmente nao e da noite pro dia, o joao realmente merece o posto em que esta, e por min ele ate mesmo entraria para equipe jambo eohaehoae . Muito Feliz

nao sou fan de jogos de rpg de mesa virtual mas sempre que posso acompanho alguns para tirar algo que presta e realmente ate mesmo pra min que visito o forum de vez em quando e nao sou player daqui concordo com as novas regras do joao paulo

1) porque ele e o admin e sabe o que faz
2)alem de admin ele tambem e jogador/mestre logo ele nao iria querer lascar com jogo de ninguem muito menos dificultar a interacao dos players
3)iria cortar feio aqueles mestres que fazem campanhas absurdas Brincando se for muito sem pe nem cabeca o joao corta mesmo que eu sei, e eu apoio hahaha ((esses sao os piores ))

Enfim so virara bagunca se voces nao souberem administrar o jogo de voces.
Ver a ficha do usuário Enviar mensagem particular MSN Messenger
Kiba-Wan
Cavaleiro
Cavaleiro

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma coisa que esta sendo constante aqui e Kenshin acaba de me lembrar e chamar a atenção é isso "Só vai virar bagunça se você não souber admnistrar o jogo". Realmente, isso é mais pura verdade. Mas...as medidas tomadas foram de modo mais "geral" certo, tentando abrenger o maximo de pessoas possivel certo? Então como prever que todo ser humano que se dispor a mestrar aqui tem um bom nível de organização pra não virar Bagunça ? ^^'' É Dificil, tem que se admitir, ai entra o genial trabalho do Moderador, que organizará tudo.

Mas mesmo o moderador sozinho não conseguirá fazer tudo, a coisa só funciona quando todas as partes trabalham juntas, estou certo? Logo é meio "pedir demais" esperar que todo mundo seja um grande administrador de PBFs XD.

Eu mesmo por exemplo, vou montar um PBF aqui, eu nunca mestrei nada fora do programa "iRPG Chat" apesar de ter participado de alguns jogos de fórum e ter visto muitos bons narradores em ação, como alguém como eu "Saberá, administrar bem o jogo?"

Esse sistema novo tem pontos fortes, com certeza, se for levado a sério e se todos forem super organizados vai ir tudo as mil maravilhas, mas é dificil é um trabalho constante, por isso eu disse acima que eu fui meio preciptado em dar uma opinião "ferrenha" eu sou um sujeito ponderável, quando estou errado ou quando encontro uma resposa melhor não tenho receio de ir em direção a ela, então até esse novo sistema "queimar a minha língua" terei um pé atrás com ele, espero que eu esteja errado, sinceramente. Espero que essas mudanças sejam muito melhores do que o modo que eu estava pensando, mas só o tempo vai dizer...vamos esperar =]

----------------- MUDANDO DE ASSUNTO ----------------------->

[quote=João Paulo]
1- Qualquer membro é bem vindo a mestrar uma campanha/aventura/crônica de RPG Play-by-Forum no Fórum Jambô. Há apenas um pré-requisito para tal: ter um projeto de jogo sólido.
[/quote]

Agora me veio algumas Dúvidas:

1- O que é considerado um "Projeto Sólido" ? E quais são os requisitos que devem ser respeitados para tornar o projeto Sólido.

2 - O que deve constar no projeto enviado para a avaliação? (Claro, além da Sinopse da Aventura/Campanha Dã).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Jambô Editora - Índice do fórum -> Play-by-Forum (PbF)
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar mensagens novas: Proibído.
Responder tópicos Proibído
Editar mensagens: Proibído.
Excluir mensagens: Proibído.
Votar em enquetes: Proibído.